QUANDO É NECESSÁRIO DAR VITAMINA PARA CÃES?

Quando o assunto é saúde e alimentação do seu bichinho, todo tutor deve ficar atento

Escolher o alimento adequado para o pet garante que ele vai receber todos os nutrientes necessários para ficar saudável.

Hospital Veterinário

Mas e quando apenas a alimentação não é suficiente? Nesses casos, pode ser preciso fazer o uso de vitamina para cães.

Quer descobrir mais sobre as vitaminas fundamentais para o organismo do seu animal e quando optar pelos suplementos? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que são as vitaminas?
São substâncias que exercem um papel importante na manutenção dos sistemas corporais, desde a digestão até o crescimento, tanto no organismo humano quanto no animal.

No nosso caso, a diversidade de alimentos que ingerimos diariamente e, em algumas situações, os polivitamínicos receitados pelos médicos suprem a necessidade nutricional Hospital Veterinário.

Já para os cães, não são todas as rações que contém esses nutrientes, por isso, é importante se preocupar com a qualidade do alimento que está sendo oferecido ao animal.

O que acontece na falta das vitaminas?
Quando os cãezinhos deixam ingerir as quantidades certas de vitaminas, eles podem desenvolver problemas como artrite, perda de pelos, doenças ósseas, bucais e muitas outras.

Quais são as vitaminas necessárias?
Separamos, a seguir, quais são as principais vitaminas para cães que não podem faltar na dieta do seu cachorro:

vitamina A: fundamental para o crescimento do pet, resistência a doenças e qualidade da visão. Está presente nos ovos, fígado e óleo de fígado de peixe;
vitaminas do complexo B: atuam no metabolismo de proteínas e das gorduras e contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e energético. São encontradas em cereais, leveduras, carnes, peixes e leite;
vitamina D: essencial para a formação dos ossos, coagulação do sangue, contração muscular, condução de impulsos nervosos e absorção de cálcio. A vitamina D é encontrada no óleo de fígado de peixe, ovos é produzida pelo corpo por meio da exposição solar;
vitamina E: elemento importante para a formação de glóbulos vermelhos, prevenção de doenças musculares e oxidação do organismo. Essa vitamina está presente nos ovos e no leite.
Melhores vitaminas para cachorro

Quando utilizar o suplemento?
O mais adequado é que o animal receba todas as vitaminas de forma natural, por meio da alimentação.

Todavia, caso isso não aconteça, pode ser preciso recorrer à vitamina para cães sintética, que é vendida na forma de suplementos.

Ao contrário das naturais, elas não são indicadas em todos os casos. Elas são muito úteis quando o cão está doente e precisa de certa quantidade de vitamina para se recuperar mais rápido, pois contribuem para a melhor recuperação do animal.

Fora isso, a orientação é sempre optar pelas vitaminas naturais, que produzem os efeitos desejados sem oferecer riscos de excesso ao organismo do animal.

Procure sempre uma clínica veterinária antes de administrar qualquer tipo de suplemento ao seu cachorro. Somente o profissional é capaz de avaliar as condições de saúde do animal e determinar se ele realmente precisa disso.

Fundamental para o bom funcionamento do organismo animal, a vitamina para cães deve ser obtida, preferencialmente, por meio da alimentação natural para os pets.

O suplemento, portanto, só deve ser utilizado sob orientação do médico veterinário.

E aí, o que achou do nosso post? Deixe seu comentário!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *